Bolo de Amêndoa com Mascarpone e Morangos


Acabo de completar 40 anos! É um número bem redondinho que, por um lado me deixa feliz, mas por outro me deixa meio nostálgico. Um número que me faz olhar para trás e me leva a analisar todo o meu percurso até aqui. Mas não passa disso mesmo, um número. Porque a idade é o que fazemos dela e o mais importante é a saúde estar presente e sentirmos-nos bem física e mentalmente. Por isso é caso para dizer que a vida começa agora! Mais abaixo partilho um texto que publiquei no Facebook, no dia do meu aniversário, uma reflexão que fiz de forma espontânea ao final do dia e é a forma como eu analiso o facto de fazer 40 anos!

Para celebrar a ocasião escolhi um bolo bem simples. Porque é assim que eu quero que a minha vida seja, simples e descomplicada. Um bolo de textura fofa, perfeitamente confeccionado e equilibrado com os sabores da amêndoa e o perfume da baunilha. Um recheio de Mascarpone que nunca desilude e para finalizar, os deliciosos morangos da estação que este ano estão particularmente doces. Sirvam-se de uma fatia e juntem-se à minha festa.


Muitos dizem que aos 40 "ou vai ou rebenta", outros dizem que "os 40 são os novos 30" e há até quem diga que "se iniciam os novos 20". Seja qual for a crença, fazer 40 não é um fim, muito pelo contrário. Ontem tinha 39 anos e hoje tenho 40 e em vez de me lamentar por estar mais velho, estou a comemorar e a agradecer tudo o que ganhei até agora.

Não foi fácil chegar até aqui. Momentos houveram que me mudaram enquanto ser humano, outros que me surpreenderam, tanto positiva como negativamente, momentos que me empurraram para as margens do abismo e do desespero. Caí muitas vezes, levantei-me, voltei a cair, mas novamente me ergui com a mesma força, coragem e determinação para continuar. Aprendi muito, ouvi, tentei, falhei, mas consegui chegar até aqui. E sinto-me grato por estar rodeado de pessoas boas que me querem bem e que praticam o bem. Grato pela família que tenho, a esposa com quem partilho a minha vida e os amigos que a vida coloca no meu caminho e por todas as pessoas boas que vou conhecendo no meu percurso.

Ainda tenho muito para aprender, mas aos 40 anos tenho a sabedoria suficiente para saber separar o bem do mal. Para me afastar do que não me faz bem e para me distanciar de quem não me acrescenta nada. Sei que ainda vou cair algumas vezes, mas são as quedas e os erros do dia-a-dia que me tornam mais forte e me dão mais coragem para continuar.

Sim, esta é uma nova fase. Entro nos "entas" de coração cheio e peito erguido, grato por acordar todos os dias e ter mais uma oportunidade para ser feliz. Sempre fiel aos meus princípios e sem ser ou parecer quem não sou, sem querer agradar às massas. Não gosto de máscaras e aos 40 posso dar-me ao luxo de não querer saber da opinião dos outros, agarrar-me aos meus pontos fortes e seguir o meu caminho. Sem me preocupar se falam bem ou mal de mim. Porque acredito que quando somos fiéis a nós próprios, coisas boas acontecem.

Aos 40 tenho plena consciência que cada dia é um presente e que a vida é uma passagem muito breve. Diariamente somos confrontados com escolhas e obstáculos. Devemos seguir o nosso instinto, aproveitar cada momento, não ficar à espera que as coisas aconteçam, pois quanto mais esperamos menos fazemos por elas acontecerem. Por isso todos os dias são bons para começar a viver, agir, fazer, acreditar, sentir. E só assim seremos felizes, pois a vida começa agora.

E agradecer sempre!


Bolo de Amêndoa com Mascarpone e Morangos

Ingredientes:
| 175 de manteiga amolecida
| 200 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 3 ovos
| 180 g de farinha s/ fermento
| 1 c (chá) de fermento em pó
| 150 g de amêndoa moída
| 1 iogurte natural

{recheio e cobertura}
| 250 g de Mascarpone
| 100 ml de natas frias, com 35% MG
| 2 c. (sopa) açúcar em pó
| morangos q.b.
| flores de sabugueiro (opcional)

Preparação:
1 . Pré-aqueça  forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas de aro amovível com 16 cm de diâmetro.

2 . Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha durante alguns minutos até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem deixar de bater, junte os ovos, um de cada vez e bata mais alguns minutos.

3 . Adicione a farinha peneirada, o fermento, a amêndoa moída e o iogurte e envolva com uma espátula até que todos os ingredientes se encontrem bem ligados.

4 . Divida a massa pelas duas formas e alise com uma espátula. Leve ao forno durante 35-40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

5 . Retire os bolos do forno e deixe arrefecer na forma por 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

6 . Prepare o recheio, batendo o Mascarpone, as natas e o açúcar até atingir a consistência desejada.

7 . Coloque o recheio num saco de pasteleiro com uma ponta em estrela e decore a gosto a primeira camada de bolo, usando metade do recheio. Disponha a segunda camada e decore novamente com o recheio de Mascarpone, morangos em metades e flores de sabugueiro. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

9 comentários:

  1. Parabéns atrasados,.....essas fotos estão lindas e os bolos devem estar deliciosos certamente,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. O teu bolo de anos é mesmo lindo Célio!
    Muitos parabéns mais uma vez, e acredito sim que a idade é só um número, mas também nos torna mais sábios e vamos aprendendo com a vida e o passar dos anos. O importante é aproveitar a vida e viver de acordo com o que acreditamos e aproveitar todos os bons momentos! Desejo muitas felicidades!
    E tem de haver bolo para celebrar, isso sempre! Mascarpone e morangos é perfeito!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Célio! O bolo ficou lindo!
    Há que aproveitar todos os momentos que a vida nos dá!
    Que venha mais um ano de partilhas deliciosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns Célio!
    Por tudo, pelas receitas maravilhosas que partilha connosco, pela simplicidade de pessoa que transmite ser, não conheço pessoalmente mas conheço por estas bandas e um bem haja a si por tudo de bom que nos transmite ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Quantos ml tem o iogurte por favor. Obrigada

    ResponderEliminar