Salame de Chocolate com Frutos Secos


Estão a ver aquela sensação de quando vão na rua e um estranho vos oferece flores?! Pois, eu também não estou, até porque nunca nenhum estranho me ofereceu flores antes. Mas consigo imaginar que a sensação deverá ser algo semelhante ao que senti quando aconteceu o que irei relatar a seguir.
Sou um apaixonado por food styling, mais do que uma receita deliciosa e que me deixa cheio de vontade de ir a correr para a cozinha, gosto sempre de uma boa apresentação e de um cenário que mais ou menos faça transmitir a história por detrás da receita, os ingredientes que a compõem e o toque pessoal de quem a criou. Por isso, e até porque os olhos são sempre os primeiros a comer, adoro uma boa fotografia de comida que consiga reunir todos os aspectos anteriormente citados. Quando conheci o blog Twigg Studios, foi ao acaso através de uma rede social, mas a primeira imagem que vi deixou-me colado ao ecrã e com vontade de ver e saber mais acerca daquela receita. A imagem demonstrava que por detrás daquele trabalho existia alguém cheio de talento. Fui visitar o blog e fiquei deslumbrado, não só com a qualidade e o bom gosto das imagens que apresenta, mas também com as receitas que a Aimee Twigger, a autora do blog, partilha quase diariamente. Receitas na sua grande maioria simples, de fácil execução e com ingredientes acessíveis a toda a gente. Desde essa altura, já lá vão uns meses largos, passei a ser um fã incondicional da Aimee e comecei a acompanhar o trabalho dela, quer no blog, quer nas redes sociais. Chegamos até a trocar algumas mensagens.


No passado mês de Fevereiro a Aimee publicou o seu primeiro livro de culinária a que chamou "Love, Aimee x". Um livro que à partida eu iria mesmo comprar, pois tinha tudo para ser lindo e interessante. Para promover o livro, ela lançou um passatempo no qual oferecia três cópias. Passado algum tempo eu comentei um post dela no Instragram e do nada ela respondeu a dizer que ia enviar uma mensagem privada. Segundos depois a Aimee envia essa mensagem na qual dizia que um dos vencedores do passatempo não tinha reclamado o livro e que ela teria todo o prazer em me oferecer uma cópia. Conseguem imaginar a minha cara?! A Aimee, alguém que eu tanto admiro mas que no entanto apenas conheço através do mundo virtual, acabava de me oferecer o seu livro! Não cabia em mim de tamanha felicidade. Isto para dizer que existem pessoas mesmo fantásticas e sempre dispostas a praticar o bem. Thank you so much Aimee, your book is really amazing!

Quatro dias depois tinha o livro nas minhas mãos. Devorei-o de uma ponta à outra assim que o recebi. A tarefa mais complicada vinha a seguir, escolher qual receita fazer primeiro, já que tantas me deliciaram e ficaram em lista de espera. Optei por fazer este Chocolate Fruit and Nut Salami, primeiro porque adoro chocolate e depois por ser um salame de chocolate diferente do tradicional. Esta receita é enriquecida com os frutos secos, os biscoitos Amaretti e os arandos vermelhos elevando o salame de chocolate a outro nível. Esqueçam aquele salame tradicional, seco e compacto, quase com a textura de bolo. Aqui temos um salame decadente, com uma textura tipo fudge e que apetece devorar sem parar. Adorei esta receita e irei com certeza repeti-la, no entanto farei algumas alterações (ver notas abaixo). Mas este já é dos meus salames de chocolate preferidos!


Salame de Chocolate c/ Frutos Secos || Chocolate Fruit and Nut Salami
(receita do livro "Love, Aimee x" de Aimee Twigger)

Ingredientes:
| 250 g de chocolate negro, picado
| 90 g de manteiga
| 150 g de açúcar
| 3 ovos
| 1 ½ c. (sopa) de cacau em pó
| 1 ½ c. (sopa) de extrato de baunilha
| 8-10 biscoitos Amaretti (ou outro a gosto)
| 45 g de pistachios
| 35 g de amêndoas palitadas
| 4 c. (sopa) de avelãs
| 4 c. (sopa) de arandos vermelhos desidratados
| açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e reserve.
Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado e sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Envolva o cacau em pó no chocolate derretido e junte o chocolate ao preparado anterior.
Adicione o extrato de baunilha e envolva tudo até obter uma massa homogénea.
Parta os biscoitos em pedaços e adicione à mistura de chocolate, juntamente com os frutos secos e os arandos vermelhos desidratados. Envolva delicadamente com uma espátula ou colher de pau.
Leve ao frigorífico para endurecer, durante pelo menos 30 minutos.
Numa bancada, estenda uma folha de película aderente e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.
Coloque a mistura de chocolate e frutos sobre a película e enrole, dando a forma de um salame.
Enrole as pontas como se fosse um papel de rebuçado ou dê um nó.
Leve a refrigerar de um dia para o outro.
Desembrulhe o salame e volte a polvilhar com açúcar em pó.
Pode embrulhar em papel vegetal e oferecer a alguém ou simplesmente degustar.

NOTAS:
- Esta receita dá para fazer um salame grande ou dois pequenos. Optei por fazer um grande.
- Este não é o salame tradicional que estamos habituados a ver, com chocolate, ovos e bolacha Maria. Fica com uma consistência mais densa e uma textura tipo fudge, pelo que é aconselhável seguir à risca os tempos de refrigeração.
- A lista de ingredientes está como na receita original. No entanto, numa próxima oportunidade, acho que reduziria a quantidade de açúcar para 100 g, uma vez que gosto do sabor intenso do chocolate e o açúcar em pó no final irá tornar ainda mais doce o salame.
- Se pretender um salame com uma consistência mais firme, use apenas dois ovos e deixe o salame no frigorífico durante 2 dias. Quanto maior for o tempo de refrigeração, mais firme e compacto ficará o salame.

28 comentários:

  1. O livro deve ser mesmo fantástico. Assim como esta salame,...que me deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, para quem gosta e aprecia food styling, o livro é encantador! O salame, esse é maravilhoso. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Bom aspeto. Parabéns e obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Raquel! E é sempre um prazer partilhar as minhas aventuras na cozinha. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Bem... já me ri à gargalhada com o início do teu post, parecia a anedota do alentejano - está a ver aquele monte? pois, não é esse! eheheheh
    Mas falemos de coisas "sérias", esse salame está de pôr knock out qualquer chocólatra, mais ainda se, como eu, andar de dieta! Um quase fudge de chocolate com frutos e biscoitos, dizes tu? OMG, OMG!!!
    beijinhos, querido. E tu mereces o livro, a simpatia das pessoas e tudo e tudo! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... é quase isso amiga João! :) Mas realmente é uma sensação muito boa, quando alguém que admiras mas não conheces pessoalmente te oferece algo que tu até querias ter e de forma inesperada. :)
      O salame... olha nem sei que diga, é maravilhoso!
      Obrigado por todo o carinho.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Mais uma partilha maravilhosa e de nos deixar de água na boca Célio, tudo lindo e perfeito. Quanto ao blog que referes, é lindo sim e com fotos fantásticas mas tu demonstras também talento, qualidade, fotos e receitas, ao nível dos melhores do mundo...

    Beijinho e votos de feliz semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado amiga Mariana por todo o constante carinho! Tu és realmente uma pessoa muito querida e estás naquele "patamar" raro de pessoas muito boas e com um coração enorme, ao qual pertence também a Aimee. :)
      Um grande beijinho e votos de uma boa semana também para ti.

      Eliminar
  5. Sem dúvida que o que tu dizes do blog da Aimee eu digo de mim em relação do blog do Célio. Por acaso sabes quem é, certo??? Mas, isso não interessa nada... ahahahah... este salame está divinal e as fotos magnificas.
    Bjs Célio (sim és mesmo tu... LOL)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Susana!! Agora até me deixaste sem palavras! A sério?! Acho que ainda tenho que caminhar muito para chegar aos calcanhares da Aimee, mas obrigado pela tua simpatia. :) És uma pessoa muito querida.
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Nem sei que te diga Célio!!!
    Se as fotos da Aimee são lindas, as tuas não ficam nada atrás e fiquei a babar com este salame que vou ter de fazer brevemente...
    Olha, a Aimee é mesmo um amor. Troco imensos e-mails com ela e é uma pessoa fabulosa e não uma "deslumbrada" armada aos cagados, lol!!
    Que bom que recebeste o livro e como prémio. Fico mesmo feliz!! Quando ela fez o give away, eu já o tinha pre ordered e disse-lhe logo que não estava a comentar para receber o livro mas porque, e é verdade, adoro o trabalho dela. Eu nem sabia quem era, até ela começar a seguir o meu instagram e depois comecei a segui-la e fui inspeccionar e fiquei como tu, absolutamente apaixonada.
    Devias ir ao gathering dela em Março do ano que vem. Acho que ias amar :))).
    Um beijinho e parabéns por esta fabulosa reprodução!!
    lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado minha querida Lia! Vindo de ti é um grande elogio, pois eu sei que t percebes da coisa, mas tenho consciência que ainda me falta muito para fazer fotografias lindas com as da Aimee. Ela é mesmo querida, simpática e muito humilde. Já trocámos algumas mensagens, por algumas vezes e ela é sempre simpática. E olha, não estava mesmo nada à espera desta reacção da parte dela, daí ter ficado sem palavras e muito feliz. A Aimee, uma pessoa que eu adoro ofereceu-me o livro dela. É de ficar de queixo caído, mesmo.
      Eu até ia ao Gathering dela, sem pensar duas vezes... mas falta-me tempo, se é que me entendes. :)
      Um grande beijinho e obrigado por todo o carinho.

      Eliminar
  7. Bem, sempre que aqui venho fico deslumbrada com as fotos e o aspecto desse salame é uma coisa do outro mundo que vou experimentar em breve (espero eu). Agora abriste-me o apetite e vou cuscar também a Aimee, que não conheço mas fiquei deveras curiosa dados os imensos elogios :)
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carla! Vai sim, vai lá espreitar a Aimee e vais ver como ficas inspirada e cheia de ideias para reproduzires na tua cozinha. Ela é de facto muito inspiradora.
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Tal como tu comecei a seguir a Aimee por acaso. Mas o seu talento, as fotos lindissimas e as receitas que têm tudo para dar certo, começaram a apaixonar-me. Apaixonada fiquei eu por este salame, tão decadente e bem ao meu gosto. Já inspeccionei devidamente os ingredientes e tenho cá todos em casa. Agora é mãos à obra. Quanto as fotos estas já nem consigo ter palavras. Estão magnificas como sempre.
    Beijinho grande e venham desse livro mais receitas deliciosas como esta.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado minha querida amiga!
      É impossível ficar indiferente a uma imagem que seja que a Aimee publique. Ela tem muito bom gosto e o que faz, faz bem. É daqueles blogs que é obrigatório seguir.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  9. É mesmo o que se chama sorte!!! A minha foi mesmo com um ramo de flores do campo que me ofereceram :-) o que também é lindo!
    A Aimee é a próxima da minha lista, com muito muito prazer. Fotografias lindas e receitas maravilhosas. Tal como este salame... Nossa, que perfeição! E as tuas fotografias, de certeza que terás uma Aimee toda orgulhosa.
    Adorei.
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
  10. Célio,

    As palavras que profere em relação à Aimee aplicam-se perfeitamente a si. Vê-se em cada foto a paixão e o carinho que dedica à preparação e confecção da receita como à sua apresentação. Traz sempre fotos lindas. Excelentes produções fotográficas. Há toda uma história nas suas fotografias. Sem dúvida. Merece o livro recebido. É daquelas pessoas que transparece a dedicação dada à culinária e a este seu cantinho maravilhoso. O mérito é reconhecido e está de parabéns por tudo.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Também a adoro Célio!
    E na próxima compra esse livrinho vem ter comigo... :)
    As fotos dela fazem sempre ter vontade de comer tudo!
    O teu salame está simplesmente divinal :)
    Estou aqui a salivar enquanto olho para as tuas fotos! Maravilhosas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está uma receita absolutamente perfeita para mim! Adoro ao ponto de estar a pensar agora seriamente em ir comprar o livro.
    E claro, como já nos habituaste, fotos fantásticas de querer devorar o ecrã :)
    Bjs Célio

    ResponderEliminar
  13. Bem... Que sorte! E talento! Sim porque é o teu talento que nos toca e seguramente passou por aí a identificação da Aimee :) É de todo merecido o presente!
    Também adoro as imagens e propostas do seu blog e esse livrinho convence e cativa só pela capa.
    O salame é bem diferente e interessante. Tem uma densidade que adoro, e esse recheio é qualquer coisa!!!
    E as tuas fotos meu deus, sempre belissimas!

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  14. Foi super merecido Célio :) és um doce de pessoa!
    Quando ao salame, ficou lindo, adoro o rótulo e a apresentação, dava um lindo presente.
    O meu livro já chegou, ando a saboreá-lo hehe.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  15. Que obra prima :) Adorei e como leva os afamados amaretti acho que vou experimentar, será que é pecado usar chocolate de leite, talvez metade chocolate de leite, metade negro... é quase ridículo, mas só há umas semanas numa aula pratica é que provei os amaretti tradicionais, em Tavira como sempre biscoitos de amêndoa amarga e achava que devia ser mais ou menos a mesma coisa, por isso nunca liguei muito, mas confesso que adorei, são crocantes e doces :) fizemos um creme de amaretti para uma sobremesa nessa aula. Anotei a receita para fazer um dia destes :D

    ResponderEliminar
  16. Adorei a tua primeira frase. Por aqui oferecem-me coisas de surpresa, na clínica e eu adoro ser surpreendida.
    Imagino a tua alegria ao receber a mensagem da Aimee e o livro!
    O meu chegou há poucos dias e estou encantada. Adoro o blog dela, as fotos, as receitas docinhas, é sempre tão bom por lá passar.
    E por aqui também, é sempre docinho! Adorei o salame, dá mesmo vontade de comer, olha eu que não sou nada de chocolate hehe.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá Célio: este salame ( que não é de todo o "tradicional") deixa qualquer um a babar. O interior rico e voluptuoso é uma verdadeira tentação para amantes de chocolate e não só.
    Apetece ir logo para a cozinha experimentar esta delícia, embora este teu tenha sido feito por um verdadeiro "expert" na cozinha.Lindo!!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Célio, tudo bem?
    Onde posso encomendar essa delícia ?
    Vc envia pelos correios?

    ResponderEliminar
  20. Não sei como ainda não tinha tropeçado no teu site! Amei esta receita, as fotos e styling!
    Estou subescritora :)
    IM

    ResponderEliminar