Banana Chocolate Bread || Pão de Banana e Chocolate


A felicidade está nos pequenos detalhes, nos momentos que arrancam sorrisos. Das coisas que me deixam feliz, partilhar uma fatia de um bolo ainda quente, acabado de sair do forno e uma chávena de chá fumegante, com alguém que gostamos muito. Não é um sentimento bom?! E se for um bolinho com fruta, tanto melhor. 
Confesso que me fazia alguma confusão usar a banana em bolos, até ter experimentado estes Quadrados de Banana com Crumble. Foi amor à primeira dentada, adorei tanto o sabor como a textura que o fruto confere à massa dos bolos. Tanto que não hesitei quando fiz o Bolo de Banana da Donna Hay, um repetente cá em casa, que voltei a partilhar por estes dias no facebook. E a parte má destas coisas de ir buscar receitas ao baú, é que dá vontade de as repetir. Mas desta vez queria algo diferente! Algo que pudesse saborear ao lanche, mas que também desse para o pequeno almoço do dia seguinte. E foi após um passeio pelo Pinterest, que dei de caras com um pão de banana e chocolate, uma combinação que eu gosto tanto. Um pão doce, quase bolo, que se derrete na boca com um coração de chocolate bem húmido lá pelo meio. Tão bom e viciante que se come assim só, sem mais nada, um pão em forma de perfeição. E tão bem que sabe acordar a um domingo de manhã, abrir a janela e depararmo-nos com um dia solarengo de inverno, daqueles que mais parecem um dia de primavera, que nos convidam a ir à rua aproveitar o sol, enquanto há. Mas não sem antes tomar um delicioso pequeno almoço e saborear uma generosa fatia deste pão de banana. Pena que já não esteja morno, pois este pão deve-se saborear-se morno para sentir toda a cremosidade do chocolate. Nada que alguns segundos no micro-ondas não resolvam, e agora sim, estamos prontos para voltar ao paraíso e aproveitar cada momento deste lindo domingo de sol. Oh happy moments!!!


Uma das muitas coisas boas que o ano 2014 me trouxe, relacionado com o blog, foi o facto de ter conhecido pessoalmente, pessoas extraordinárias que partilham comigo o gosto pela cozinha. Uma dessas pessoas foi a querida Maria João, autora do blog Ponto de Rebuçado Receitas. Conheci a João num Workshop de culinária que ambos frequentámos e desde então houve uma empatia entre nós. Depois disso já nos cruzámos mais vezes e noutras situações e a par com a troca de mensagens no mundo virtual, a amizade foi crescendo e hoje considero a João uma amiga. De sorriso fácil, um sentido de humor extraordinário e uma energia enebriante, a João é um doce de pessoa e uma excelente cozinheira que nos dá sugestões fáceis, rápidas e deliciosas a um ritmo quase diário (como eu a invejo!). Um dia li algures, num comentário, alguém que a apelidava de Donna Hay portuguesa. Achei que o nome lhe assenta como uma luva!
E tudo isto para dizer que o seu blog está de Parabéns, pois acaba de celebrar 2 anos. E para assinalar o momento, a autora organizou uma festa virtual e convida todos a participar. Eu não poderia deixar de estar presente e levo para a mesa da João este delicioso Pão de Banana e Chocolate, um dos seus ingredientes preferidos. Amiga, espero que esteja do teu agrado!

 
Pão de Banana e Chocolate
(receita adaptada do blog Lady and Pups)

Ingredientes:
{para o recheio de chocolate}
| 150 g de chocolate negro com 70% de cacau
| 25 g de manteiga
| 25 g de farinha
| 1 ovo
| 50 g de açúcar amarelo

{para a massa}
| 120 g de manteiga
| 3 bananas maduras, médias
| 1 ovo
| 100 g de açúcar amarelo
| 25 g de Golden Syrup
| 1 c. (chá) de aroma de baunilha
| 100 g de farinha de trigo s/ fermento
| 100 g de farinha de trigo integral
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 c. (chá) de bicarbonato de soda
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1 pitada de noz moscada
| 1 pitada de sal
| rodelas de banana desidratada p/a decorar

Método Tradicional:
Parta o chocolate em pedaços, pique-o grosseiramente e leve ao micro-ondas juntamente com a manteiga durante 30 segundos, na potência máxima. Mexa com uma espátula e leve novamente ao micro-ondas. Mexa até que esteja completamente derretido.
Adicione a farinha e mexa energicamente até obter um creme suave.
À parte bata o ovo com o açúcar durante alguns minutos e adicione à mistura de chocolate, mexendo bem, até todos os ingredientes ficarem bem ligados.
Tape com película aderente e leve ao frigorífico por 20 minutos (assim será mais fácil de incorporar).
Pré aqueça o forno a 175ºC.
Forre com papel vegetal uma forma tipo "bolo inglês", unte com manteiga e reserve.
Coloque a manteiga numa taça, em pedaços, e leve ao micro-ondas durante 30 segundos. Mexa até derreter.
Adicione as bananas partidas em pedaços e esmague-a com um garfo.
À parte, bata o ovo juntamente com o açúcar, o Golden Syrup e a baunilha.
Adicione esta mistura às bananas esmagadas e bata mais um pouco.
Junte as farinhas, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e o sal e envolva delicadamente, mas sem bater, até que os ingredientes fiquem misturados.
Verta a massa na forma, retire do frio o preparado de chocolate e com o auxílio de uma colher de sopa, adicione-o sobre a massa, ao centro, no sentido longitudinal. Pressione ligeiramente.
Leve ao forno durante 50 minutos. Faça o teste do palito, que deverá sair seco na massa de banana, mas húmido na de chocolate.
Decore com rodelas de banana desidratada, deixe arrefecer cerca de 15 minutos na forma e desenforme.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque o chocolate em pedaços no copo e programe (10seg/vel9).
Adicione a manteiga em pedaços e programe (2min/60ºC/vel2).
Junte a farinha, o ovo e o açúcar e programe (1min/vel4).
Tape com película aderente e leve ao frigorífico por 20 minutos (assim será mais fácil de incorporar).
Pré aqueça o forno a 175ºC.
Forre com papel vegetal uma forma tipo "bolo inglês", unte com manteiga e reserve. 
Coloque a manteiga em pedaços no copo e programe (2min/60ºC/vel2).
Junte as bananas em pedaços e programe (10seg/vel6). Retire e reserve.
Coloque no copo, o ovo, o açúcar, o Golden Syrup e a baunilha e programe (1min/vel4).
Adicione as bananas esmagadas, as farinhas, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e o sal e programe (20seg/vel4). Baixe a farinha que ficou na parede do copo e programe mais uns segundos na vel4.
Verta a massa na forma, retire do frio o preparado de chocolate e com o auxílio de uma colher de sopa, adicione-o sobre a massa, ao centro, no sentido longituninal. Pressione ligeiramente.
Leve ao forno durante 50 minutos. Faça o teste do palito, que deverá sair seco na massa de banana, mas húmido na de chocolate.
Decore com rodelas de banana desidratada, deixe arrefecer cerca de 15 minutos na forma e desenforme.

25 comentários:

  1. Olá Célio,
    Eu não sou nada de bolos ou pães com banana, pois acho que a banana acaba por predominar e absorver todos os outros sabores, mas tenho visto receitas que me deixam de água na boca e com vontade de dar uma segunda oportunidade à banana em pão e bolos e isto tudo para dizer que este teu, faz parte desse leque que está a colocar-me no caminho da conversão...
    Tens razão, nada como um pequeno almoço ou um lanche com esse coração de chocolate, para tornar qualquer dia mais alegre e feliz.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não aprecio coisas com banana, mas pão de banana é muito, muito bom e super fofinho!!

      Eliminar
  2. Olá Célio,
    Huuummmm, que aspecto delicioso!
    Ando para fazer um destes há imenso tempo. O homem cá de casa adora estas duas combinação, banana e chocolate. Nem sei se lhe mostro este teu Pão, se não já sei o que ele me diz!!!! "Vê lá se fazes um destes!!!!" :P
    E tens toda a razão quando dizes que não há nada melhor do que partilhar uma fatia de bolo, seja ao pequeno-almoço, lanche ou até mesmo jantar, acompanhado de uma bola de gelado. E este bolo tem mesmo cara de que adora ser partilhado a dois! Devo dizer que não é só o meu marido que tem sorte! ;)

    Beijinhos,
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Nunca usei banana em receitas mas tenho muita vontade de fazer o banana bread.
    Esse ficou fantástico.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio
    É realmente uma optima combinação esta tua proposta. Só aquele recheio de chocolate...!
    Como sempre, excelentes fotos!
    Beijinhos
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
  5. Uma combinação maravilhada, daquelas que nunca falham!
    E, sem duvida, uma boa forma de começar o dia a comer uma fatia deste pão que parece mais bolo e partilha-la com quem mais gostamos! A vida vale mesma pena quando temos happy moments!
    A Maria João vai adorar esta tua participação!
    Um beijinho


    ResponderEliminar
  6. O meu tipo de pão!! hehe
    Uma maravilha e esse chocolate todo...hummmm
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Esse pão ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha (Blogue Receitas e Truques da Clarinha)

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio
    A banana em bolo ou em pão nunca foi muito apreciada pelos meus rapazes.
    Mas as tuas receita é bem capaz de os render á banana no pão.
    Esse coração de chocolate já me rendeu...deve ser mesmo delicioso.
    Bjinhs
    ( partilhar é das melhores coisas da vida )

    ResponderEliminar
  9. Meu amigo, para além de ter ficado aqui a babar com as imagens a seguir, fiquei com o que escreveste sobre mim! :D
    Esse bolo/pão está MA-RA-VI-LHO-SO! Lindo e certamente delicioso que banana e chocolate é uma das minhas combinações preferidas... e aquele interior com o chocolate, ai, ai!
    Deixas-me só com um problema: que foto escolher?? Estão LINDAS! :P
    Um grande beijo e muito obrigada por estares presente na minha festa e na minha vida.

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto delicioso!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Oh meu Deus! Anda uma pessoa a tentar manter a linha e apareces tu com um pão desses...! Isso não é pão! Isso é o diabo em forma de chocolate! Ficou lindo e deve ser de comer e chorar por mais.

    ResponderEliminar
  12. Se eu já tinha adorado o aspecto exterior deste pão, agora que vi o interior caí para o lado, Célio!
    Está simplesmente fantástico!!! ;)
    A banana dá uma densidade aos bolos e pães que aprecio muito, além do sabor. Adoro com canela, amendoim ou chocolate. Infelizmente cá por casa sou a única a gostar, e como tal, faço poucas vezes bolos que levem este fruto.
    Em relação à Mra. João devo dizer que o que descreves vai mesmo ao encontro que penso/sinto, pois, mesmo não a conhecendo pessoalmente, é uma pessoa que sempre transmite boa energia e carinho. :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio: está de babar este pão/ bolo de banana. O interior ,cheio de chocolate, é uma irresistível tentação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Um pão fantástico, fotos lindas... Este blog é toda uma perdição! :)

    ResponderEliminar
  15. Célio,

    Antes de mais o texto está lindo. Devemos dedicar algum tempo a lê-lo, pois é sempre forma de conhecer um pouco mais quem está por trás deste espaço e aquilo que te move.
    Quanto ao pão, banana e chocolate é combinação vencedora.....absolutamente imperdível e, para mim, não há como não apreciar.
    Mas o que mais me deixou curiosa é esse decadente recheio! Que coisa boa!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. "Happy moments" é o que tu nos dás em cada partilha Célio, resultou um pão fantástico e com um aspecto maravilhoso!!!
    Fiquei rendida

    beijinho!

    PS- Já te estou a seguir no Pinterest

    ResponderEliminar
  17. Olá Célio,

    adoro banana, bolinhos com banana e banana bread, é mesmo a minha fruta de eleição, aqui nunca chegam a ficar maduras.
    E nestes dias frios uma fatia de bolo com um chá não pode ser melhor escolha.
    Ficou verdadeiramente lindo e guloso, adoro o interior e as bananas no topo, que tentador.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. ADOREI este pão e ao contrário da Lia eu adoro coisas com banana :-)~
    Só de olhar a parte mais escura, que parece ser um pouco do bolo mal cozido, fico com vontade de rpoubar uma fatia... onde moras, mesmo? ;-)
    Good good :-)
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  19. Que lindo pão Célio!
    A mim também me fazia alguma confusão a banana nos bolos! Mas gosto do sabor e da textura que dá!
    E esse pão? Que guloso :) Eu adoro pães doces! Mas esse é um pecado ao pequeno almoço :)
    Eu não me importava nada de pecar a semana inteira com uma fatia :)
    Agora o sol já nos deixou (pelo menos por aqui) mas uma maravilha dessas vai bem qualquer que seja o tempo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Banana é o meu fruto de eleição, adoro de todas as maneiras! Chocolate já não tanto... costumo fazer muitas vezes o pão da Sophie Dahl e adoro, tens de experimentar. Beijos e pra quando um Martim?

    ResponderEliminar
  21. Célio, adorei este pão bolinho!
    Eu sou fã de banana em bolos e pães, adoro mesmo, apesar da primeira vez que fiz não ter apreciado,
    nada como voltar a tentar e entranhou-se hehe.
    Adoro esse centro de chocolate, super convidativo, nada mesmo melhor que começar um dia dessa forma, uma fatia e um sorriso.
    E a Maria João de certeza adorou, o pão, e acima de tudo as tuas palavras, ela é um doce.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Que bom aspeto! Esse chocolate no meio é demais! :)
    Também acho banana quente estranho, mas há duas exceções a isto: quando está acompanhada com manteiga de amendoim (tão. bom.) ee em bolos assim fofinhos! :)

    ResponderEliminar